Nova rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia ocorre nesta segunda

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, anunciou no domingo (13) que uma nova rodada de negociações entre as delegações da Rússia e da Ucrânia será realizada nesta segunda-feira (14), por videoconferência.

.

A declaração foi dada pouco tempo depois do conselheiro do presidente Volodymyr Zelenski, Mikhailo Podoliako, indicar que a Ucrânia não pretende recuar, mas ele disse que os diálogos têm avançado.


(Foto: Reprodução)


“Não vamos ceder em princípio em nenhuma posição. A Rússia agora entende isso. A Rússia já está começando a falar de forma construtiva. Acho que vamos alcançar alguns resultados literalmente em questão de dias”, disse o negociador ucraniano em um vídeo postado na internet.


O representante russo Leonid Slutsky, chefe da Comissão de Assuntos Internacionais da Duma — a câmara baixa do Parlamento russo —, foi citado pela agência RIA afirmando que o estado das negociações é melhor do que quando elas começaram e que houve “progresso substancial”.


“De acordo com minhas expectativas pessoais, esse progresso pode crescer nos próximos dias para uma posição conjunta de ambas as delegações, em documentos para assinatura”, disse Slutsky.

.

Apesar de nenhum dos dois lados ter indicado qual seria o escopo de um eventual acordo, as declarações, que ocorreram basicamente ao mesmo tempo, são os balanços mais otimistas até agora das negociações, que ocorrem em paralelo à guerra.

.

O Sul