Ucrânia afunda seu maior navio de guerra para evitar que caia nas mãos dos russos

A Marinha ucraniana afundou seu maior navio de guerra, a fragata Hetman Sahaidachny, que estava parcialmente desmontada, passando por reparos, na cidade de Mykolaiv, perto do litoral do Mar Negro.

.

Era impossível montá-la e restaurar sua capacidade de combate a tempo de enfrentar os russos.


Por isso, foi dada ordem para que, em caso de ataque, o casco fosse cuidadosamente enchido de água, apoiando a embarcação no fundo do rio onde fica o estaleiro em que recebia reparos.

Agora, para erguer o navio, os invasores russos teriam que realizar uma operação demorada, algo muito difícil em condições de hostilidade. No futuro, em tese, a fragata poderá recuperar a flutuabilidade e os trabalhos de reparo podem prosseguir.


O Hetman Sahaidachny foi o único navio grande para a Ucrânia que restou depois que os russos anexaram a península da Crimeia e apreendeu diversas embarcações ucranianas.



AFP


Russos avançam


As forças russas estão avançando para tomar a cidade portuária de Mykolaiv, um ponto-chave na tentativa russa de assumir o controle da costa do Mar Negro da Ucrânia.


O prefeito de Mykolaiv, Oleksandr Senkevych, disse em uma entrevista na quinta-feira que as forças russas que capturaram a cidade de Kherson, no sul, na quarta-feira, estavam indo para noroeste em direção à sua cidade.